ANDANÇAS DO JOÃO PETIZ



O JOÃO PETIZ
apresenta em
Bibliotecas Municipais e
Escolas do Ensino Básico
(sobretudo do 1.º Ciclo e similares),
os seguintes projectos de
promoção da poesia
e da literatura para crianças:


1 - POEMAS DA BICHARADA

A literatura portuguesa contemporânea (e não só) está recheada de poemas sobre animais. Eles povoam a imaginação dos poetas e habitam o imaginário das crianças. Com estes Poemas da Bicharada pretende-se dar a conhecer esse rico universo, promovendo o gosto pela poesia e o respeito pelos animais, explorando a vertente pedagógica e lúdica que os poemas escolhidos potenciam.

2 - VAMOS LENGALENGUEAR

As lengalengas são um tipo de texto que se explora a repetição – de sons, de rimas, de palavras ou expressões - e que tem por base o encadeamento, o paralelismo e a exploração do sentido (semântica) e da fonética. Este Vamos lengalenguear visa sensibilizar, sobretudo pela via da fonética e da semântica, para o valor cognitivo, educativo e lúdico da poesia.

3 - O CICLO DAS BRUXAS

Talvez seja paradoxal, mas as bruxas, feias ou más, tontas ou divertidas, despertam o território da imaginação e da diversão que existe em cada criança. Estranhamente, as crianças gostam de bruxas. É neste contexto que propomos a narração de um conjunto breve de contos sobre bruxas, como por exemplo “A bruxa Mimi”, “A bruxa arreganha dentes”, “A bruxa que dormia no telhado”, entre outros.

4 - O CANTO DO CONTO (Contos tradicionais Portugueses)

Os contos tradicionais portugueses são um património literário que importa conhecer para reflectir, assumir e/ou problematizar, sem moralismos fáceis ou apressados. As personagens que caracterizam e tipificam, a variedade de situações que apresentam e o inesperado dos enredos cativam a atenção dos mais pequenos, despertando-lhes, tantas vezes, a criatividade e a emoção.

Para a concretização de cada um destes projectos, exigem-se as seguintes condições (materiais):
- Espaço próprio e distinto da sala de aula (se possível), não muito grande, por onde as turmas possam ir passando e sentando no chão.
- Pequenos grupos (de preferência uma turma de cada vez).
- Duração de 30 a 45 minutos (conforme as circunstâncias e os destinatários.

Contacto - joaopetiz@iol.pt

Comentários

Mensagens populares