A MENINA DAS ROSAS

O livro “A Menina das Rosas” foi o pretexto para o encontro com os alunos e professores do 1.º Ciclo da EB1 da Quinta das Flores, em Coimbra, na passada segunda-feira.

Como sempre, apresentei-me como “escrevinhador” dando a conhecer todos os livros para meninos e meninas que publiquei até hoje. Depois, tintim por tintim expliquei o enredo do livro, destacando as três personagens centrais e a sua caracterização, os espaços percorridos e enunciados, as acções fundamentais e os propósitos da narrativa.

O diálogo que se seguiu foi interessante e revelou sobretudo o interesse pelos factos e personagens da História de Portugal e todo o universo de criatividade e fantasia que à volta deles se pode criar, sem falsear os acontecimentos.

Outras perguntas, igualmente interessantes, pretenderam compreender o acto da escrita e a sua circunstância.
Realce-se o facto de, na escola, estar a decorrer uma exposição com as ilustrações do livro, da autoria de Sandra Nascimento. Uma forma excelente de possibiltar um outro tipo de acesso ao livro!
No mesmo dia, encontrei-me com duas turmas da EB2/3 Alice Gouveia, na mesma cidade, tendo oportunidade de rever alguns amigos que no ano passado frequentaram as turmas do 4.º ano de escolaridade onde decorreu o projecto “A Poesia na Escola”, no âmbito do meu doutoramento.

Comentários

Mensagens populares