SEMANA DE ANDANÇAS


O BICHINHO DE CONTO

Óbidos é linda! São muitas as razões para visitarmos esta vila histórica. Acrescente-se mais uma: o Bichinho de Conto, a livraria, galeria e editora do Pedro e da Mafalda Milhões. É, de facto, um espaço novo e diferente, verdadeiramente inovador onde tive o prazer de estar como autor e como editor da Trinta Por Uma Linha no passado Domingo, rodeado de pessoas que escutaram, perguntaram, disseram de sua justiça o que pensavam da edição de livros infanto-juvenis em Portugal. Eu adorei… o dia, o lugar, as pessoas!

ESCOLA BÁSICA DA PEDRULHA, COIMBRA

O dia era de S. Martinho, castanhas e vinho, mas quem nos juntou foi a Rainha Santa Isabel, as rosas e o seu perfume. Desde manhã cedo até meio da tarde os alunos desta EB visitaram a Biblioteca e tiveram oportunidade de me ouvir falar de “A Menina das Rosas”, de “ver” as ilustrações e de captar o perfume de paz que atravessa esta história de ficção em que os personagens são históricos.
AS CONVERSAS SÃO COMO AS CEREJAS

A Casa da Cultura de Coimbra promove mensalmente um evento / encontro em que as conversas são como as cerejas, isto é, têm o rumo e o tom que lhes der cada um dos presentes. O convidado deste mês fui eu, como autor. Assim, falei sobretudo dos meus livros, do processo de escrita, ilustração e edição, do Plano Nacional de Leitura e das consequências boas e menos boas deste plano, do projecto “A Poesia na Escola”, entre outros assuntos. E também escutei, com atenção crítica, as opiniões distintas e as experiências diferentes. Foi um fim de tarde do dia 12 delicioso, com conversas e cerejas misturadas.

EB1 DE NORTON DE MATOS

Ainda em Coimbra, no dia 13, visitei a EB1 Norton de Matos para apresentar os meus livros, sobretudo os ImProvérbios, cujas ilustrações estão expostas na Biblioteca. Tive oportunidade de rever os professores desta escola que o ano transacto colaboraram comigo no Programa “A Poesia na Escola” e de conversar com todas as turmas, ler poemas, responder a perguntas e, mais uma vez, perceber como a poesia, quando vai à escola, faz bem.

Comentários

Mensagens populares