MAIS ANDANÇAS

POEMAS DA BICHARADA E HISTÓRIAS COM BICHO
A Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira convidou-me para dizer Poemas da Bicharada e contar Histórias com Bichos no dia do seu 6.º aniversário (dia 17, Terça-feira). E assim aconteceu diante de uma sala cheia de crianças e respectivos pais, todos entusiastas e participativos. No fim, pude também cantar os parabéns.

1.º ENCONTRO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL
A Ambar, a propósito do seu 70.º aniversário (dia 18, Quarta-feira), organizou o 1.º Encontro (de escritores, ilustradores, investigadores e público em geral) de literatura infanto-juvenil. De um modo geral, as intervenções das diversas mesas foram positivas e circunscritas aos temas. Parabéns para a Ambar.

EB 2/3 DE LEÇA DA PALMEIRA
Na Quinta-feira (dia 19) desloquei-me à Escola Básica 2/3 de Leça da Palmeira, em Matosinhos, para apresentar os meus livros para crianças e jovens. Foi um encontro e uma conversa muito animada, podendo eu falar de cada um dos meus livros, ser prendado com a leitura (e interpretação) de alguns dos meus poemas (pela turma do 6.º/11) e responder a bastantes perguntas de todos. Parabéns à equipa da biblioteca da escola.

EB 1 / JI DA CONSTITUIÇÃO
Na Sexta-feira (dia 20) foram os meninos do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo da Escola da Constituição, no Porto, que me acolheram com simpatia e simplicidade excessivas, numa visita organizada pela Associação de Pais. Pude encontrar-me com todos os alunos e respectivos professores, ler-lhes alguns dos meus textos e ouvir ler outros especialmente escritos para a minha visita (e a partir dos meus livros).

A POESIA NA ESCOLA
Nesse mesmo dia, dinamizei um encontro de formação sobre “A Poesia na Escola” para os professores da Escola Básica Rainha Santa (Pedrulha), em Coimbra. Foi muito bom perceber mais uma vez e uma vez mais que a poesia fascina e atrai e poder reiterar de modo tão vivo o que Ruy Belo escreveu. “É preciso ensinar a poesia porque embora, como qualquer outra actividade, ela tenha aspectos inatos, é também uma coisa que se aprende”.

Comentários

Mensagens populares