SEMANA DA LEITURA E DE ANDANÇAS

A minha Semana da Leitura foi uma semana cheia de encontros com alunos, leitores, livros e amigos. Por convite do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, visitei as Escolas Básicas do 1.º Ciclo de Casais do Campo, Taveiro e Ribeira de Frades (na segunda-feira), Almalaguês, Vendas de Ceira e Eiras (na terça-feira), Coselhas e Solum (na quarta-feira).

Nestas visitas pude apresentar os meus livros para a infância, ler alguns textos e poemas, responder às sempre curiosas perguntas doa alunos, autografar livros e sobretudo pude constatar o trabalho que é feito em redor dos meus livros (sobretudo “A Menina das Rosas”, mas não só).

Na quinta-feira tive o grato privilégio de me encontrar com 35 alunos do 9.º Ano da Escola Básica Rainha Santa (Pedrulha) para uma breve oficina de escrita sobre “Como escrever uma história?”. Foi uma tarde muito interessante pela descoberta comum de estratégias literárias e outras, com que se constrói um conto. Na sexta-feira dei um saltinho de Coimbra à Figueira da Foz. Aí me encontrei, no Auditório Municipal, com cerca de duas centenas de alunos das Escolas Básicas de Castelo-Buarcos, Quiaios, Abadias e Jardim de Infância Santa Catarina. E foi muito bom ver (e sentir) um grupo tão vasto dar voz e coração à poesia dita por mim ou (re)dita por todos, em tonalidades e ritmos diversos.

Comentários

Mensagens populares