SEMANA DE ANDANÇAS 4

A Poesia na Escola

Na passada segunda-feira tive o privilégio de estar com os professores de Leça da palmeira a conversar sobre a poesia na escola. Foi um momento verdadeiramente gratificante em que procurei apaixonar os professores pelo ensino da poesia em razão das suas virtualidades no desenvolvimento do entendimento e da aprendizagem. Ler, interpretar e analisar, (re)escrever são estratégias com que a poesia se entranha na escola.

Na EB1 / JI Central de Ferreira e Gilde

Na terça-feira foram os alunos de Ferreira e Gilde que me receberam entusiasticamente, lendo e encenando para mim breves textos dos meus livros. Apresentei-lhes os livros publicados, falei-lhes de outros a publicar e respondi às perguntas de todos.
Eis como alguns “viram” a minha visita à sua escola: Na EB1 de Caminha

Na quinta-feira foi a vez de Caminha, bem lá no norte de Portugal, me receber. O encontro valeu por tudo, mas permita-se-me que destaque dois momentos particularmente significativos: a declamação para todos do meu poema “O Verão, os irmãos e a Primavera” (do livro “Rondel de Rimas para Meninos e Meninas”) pelos meninos do Jardim de Infância e a encenação (re-criada) de “A Menina das Rosas”.
Importantes foram também as palavras de acolhimento do Vereador da Educação da Câmara Municipal e o café, seguido de almoço e de novo café, com os professores. Fiquei já convidado para uma próxima vez.
Ficam as fotos a testemunhar:

Em Sobral de Monte Agraço

Ontem, Sábado, em Sobral de Monte Agraço, quase às portas de Lisboa, fui surpreendido, em primeiro lugar com as instalações da Biblioteca Municipal, uma antiga cavalariça, agora soberbamente adaptada; depois surpreendeu-me a quantidade e qualidade da participação dos meninos e meninas presentes nas duas sessões realizadas. O objectivo era “dizer” poemas da bicharada e “contar” histórias com bichos. E foi muito fácil, tal a participação e entusiasmo dos presentes. Este dia e lugar ficou guardado na minha memória.

Comentários

Mensagens populares