CORAÇÃO DE MÃE, LUGAR MÁGICO

Depois do sucesso do livro “P de Pai” de Bernardo Carvalho, este “Coração de Mãe” de Isabel Minhós Martins pode parecer, aos leitores distraídos, como “mais do mesmo”. Não é assim.
Apesar de certa mnemónica que os títulos possam sugerir, este livro não coloca o acento na letra M de Mãe, como seria (supostamente) expectável, mas no “coração de mãe”, expressão que só não aparece em 3 das 21 páginas com texto e que exalta o que se diz logo no segundo e terceiro parágrafo: “É um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas…” e “o coração de mãe está ligado a cada coração de filho por um fio fininho, quase invisível”. O resto do livro é uma enumeração, atenta, sabia e maduramente reflectida, de tudo o que acontece no coração da mãe por acontecer aos filhos.
Este é um texto poético, onde a própria repetição exaustiva da expressão enunciada oferece um mote melódico com variações rítmicas a que o leitor não ficará, por certo, indiferente. A própria “fonte” utilizada (a imitar a escrita à mão), em conjugação com a ilustração (de Bernardo Carvalho), pode constituir-se como uma oportuna ferramenta interpretativa da poeticidade (e profundidade) do texto.
Sublinhe-se que, na ficha técnica, se anuncia a disponibilidade online de propostas de exploração para pais e educadores o que indicia uma preocupação pedagógica subjacente.
Um livro para o coração, de mãe e de filho.

Título Coração de Mãe Autor(es) Isabel Minhós Martins, Bernardo Carvalho (ilustrador) Tipo de documento Livro Editora Planeta Tangerina Local Oeiras Data de edição 2008

Comentários

Mensagens populares