DICA DE LEITURA - QUE LIVROS PARA CRIANÇAS ENTRE OS 6 E OS 9 ANOS?

[Ilustração de Gabriela Sotto Mayor]
É possível que agora que o seu filho entrou na escola pense que não precisa de ler para ele. Não é assim. Alguns estudos mostram que as competências de leitura (a leitura por prazer, a leitura/educação literária) adquirem-se sobretudo em contexto familiar. Até aqui, a tarefa dos pais consistia em ler para os filhos. A partir desta idade, ao entrarem na escola e ao adquirirem competências e hábitos de leitura, inicia-se uma nova fase: a de ler com os filhos (sem deixar nunca de ler para eles).
Cada criança tem, evidentemente, o seu ritmo e o seu tempo para converter-se num leitor autónomo, competindo aos pais ajudar e acompanhar neste laborioso processo. Podemos, então, recomendar que os livros significativos, interessantes, de leitura simples devem ser lidos com eles (assumindo eles progressivamente a leitura) e os livros mais extensos, igualmente interessantes, devem continuar a ser lidos para eles.
Alguns podem ter a tentação (pedagógica) de voltar a ler os livros ou textos da escola para «reforçar». Resista a essa tentação! 
Os livros de literatura são para deliciar, apreciar e degustar – sem matar o prazer de ler.
Livros interessantes e atraentes recomendam-se!

Assim, para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, escolha e ofereça:
1 – Livros-Álbum com mais texto e de temas interessantes (na perspetiva da criança, sobretudo).
2 – Livros de fábulas, lendas e contos tradicionais. As personagens e o modo de contar, carregado de ritmo e de imaginação, «agarram-nos».
3 – Livros de poesia tradicional (rimas infantis e cantilenas), mas também de poesia de autor, para ler / cantar em voz alta.
4 – Livros de humor, com histórias que, utilizando a paródia e a ironia como recurso, se relacionem de algum modo com o conhecimento que já têm do mundo.
5 – Livros breves, de linguagem simples e clara, mas com temáticas de interesse.

6 – Livros de aventuras, mas de capítulos breves, para serem lidas por eles, ou mais extensas para serem lidas pelo adulto em voz alta.
7 – Livros de atividades: trabalhos manuais, cozinha, jardinagem, etc., de acordo com os interesses da criança.
8 – Livros de adivinhas, trava-línguas, provérbios.
9 – Livros de informação científica e humanística, que abordem adequadamente os temas de interesse, ajustados à idade.
10 – Livros de Banda Desenhada, sobretudo de humor e ação, com ilustrações que destaquem a personalidade dos protagonistas.

Boas leituras!

Estas notas foram (re)escritas a partir dos seguintes livros:
Banco del libro (2001). Qué libros, para qué edad? Como escoger el libro adecuado?. (Col. Formemos Lectores). Caracas: Banco del Libro.]
Di Mascio, Tony (2011). Je cherche un livre pour un enfant. Le guide des livres pour les 8/16 ans. Paris: Gallimard Jeunesse.

Comentários

Mensagens populares