DICAS DE LEITURA: QUE LIVROS ESCOLHER PARA CRIANÇAS ENTRE OS 2 E OS 6 ANOS?



Algumas notas psicopedagógicas podem ajudar-nos a introduzir a leitura entre os 2 e os 6 anos e, consequentemente, a definir as nossas escolhas de livros.
a) introduzir os hábitos de leitura, como, por exemplo, ler antes de dormir;
b) valorizar a leitura em voz alta, por parte do adulto.
c) exercitar a observação atenta das imagens / ilustrações.
d) introduzir os primeiros livros de informação, porque as crianças nesta idade começam a fazer perguntas sobre o mundo que as rodeia.
e) contar as histórias mais do que uma vez, porque as crianças vão pedir e porque vão querer memorizar as suas histórias preferidas.
f) contar a história em voz alta e mostrar as ilustrações, ao mesmo tempo.
g) privilegiar, nesta idade, os livros-álbum.
h) deixar que eles próprios, e por sua iniciativa, apreciem as ilustrações, porque estas precedem o entendimento verbal e podem provocar reações emotivas.

Neste contexto, entre os 2 e os 6 anos de idade, os pais/ profes-sores/educadores devem escolher livros com as seguintes características:
1 – Livros-álbum com histórias vivas e interessantes, de linguagem simples e não muito elaborada, de temas que sejam atrativos para o adulto e a criança e que sejam ricas e inventivas.
2 – Livros-álbum com ilustrações originais e não estereotipadas, que ampliem a sensibilidade estética das crianças para além das representações “fotográficas”; ilustrações cuidadas, tecnicamente conseguidas, expressivas, ricas de significados, coerentes na criação sequencial de ambientes e personagens, que estendam o significado do texto.
3 – Livros-álbum diversos: canções ilustradas, versões de contos de fadas e contos tradicionais portugueses e não só; livros de informação e histórias realistas e fantásticas, humorísticas e comovedoras.
4 – Rimas infantis, poemas atrativos pela sonoridade, jogos poéticos com jogos de palavras e ritmo.
5 – Livros de imagens sem palavras que a partir de posturas engenhosas convidem as crianças a contar / inventar as suas próprias histórias.
6 – Livros de informação científica e humanística, de linguagem simples e com textos breves; informação atualizada, bem organizada, com ilustrações claras e interessantes, precisas nas linhas e de desenho limpo e atrativo.
7 – Livros-brinquedo (livros-objeto, Pop-ups) que ofereçam atrativas e surpreen-dentes possibilidades de interação, acompanhados de uma história ou de informação significativa.
8 – Histórias de capítulos curtos para serem lidas em voz alta.


[Estas notas foram (re)escritas a partir dos seguintes livros:
Van der Linden, Sophie (2011). Je cherche un livre pour un enfant: le guide des livres pour enfants de la naissance à 7 ans. Paris: Gallimard Jeunesse.
Banco del libro (2001). Qué libros, para qué edad? Como escoger el libro adecuado?. (Col. Formemos Lectores). Caracas: Banco del Libro.]

Comentários

Mensagens populares