O que não deve perder se for a Barcelona


Adora viajar? Gosta de livros ilustrados, para crianças e não só? Vai a Barcelona este verão?
Pois bem, se respondeu afirmativamente a todas estas perguntas, saiba que, além da Sagrada Família, do Parque Güell, do Palau da Música, do Parc de Montjuïc, da Fonte Mágica, das Ramblas e de tantos outros locais de interesse, não pode deixar de visitar a Casa Anita. Não, não é a Catalunha dos Pequenitos ou qualquer parque infantil - é, digo-o convictamente, a melhor livraria de literatura infantojuvenil de Barcelona, situada no Bairro de Gracia, Carrer de Vic, 14, no rés-do-chão de um edifício de princípios do séc. XX. Ficará à desamão? Sim, mas quando se trata do melhor não devem regatear-se esforços.
O espaço em nada se assemelha a uma livraria moderna. Trata-se, antes, de uma casa de habitação - a Casa [da] Anita, dona do primeiro local onde funcionou a livraria partilhada com venda de roupa para crianças - habitada por livros em todos os compartimentos: na cozinha pode ler um livro e fazer um chá, na sala pode acomodar-se num sofá e pode até descansar no pátio das traseiras ou apanhar um pouco de sol, se o houver.
Segundo Oblit Baeseria, a proprietária, depois de trabalhar quinze anos numa editora independente e três como diretora editorial de uma grande multinacional, continuar a trabalhar no mundo dos livros foi uma opção natural. O trabalho anterior exigia demasiadas reuniões, expetativas de vendas, estratégias de distribuição, mas pouco de livros, confessa. Estava na hora abrir uma livraria, diz, porque gosto de falar sobre livros, porque creio que os livros são importantes, porque gosto de livrarias. Entro em todas as que encontro quando passo por diferentes cidades. Gosto das livrarias de livreiros independentes que imprimem a sua personalidade na escolha dos livros, em cada estante ou mesa, no papel, no saco, no escaparate. Aborrecem-me as grandes cadeias de livrarias como armazém de livros e os seus funcionários de uniforme.
Segundo o site, Casa Anita é una livraria independente de literatura infantil e juvenil especializada em albumes ilustrados para crianças e adultos. A equipa da Casa Anita gosta do trabalho que faz, sabe por que o faz e acredita no que faz.
Nesta livraria acredita-se que os livros para crianças hão de ser bons livros: bons textos, boas ilustrações, boas edições; acredita-se nas ilustrações bem feitas e no seu grande valor na construção narrativa dos albumes ilustrados; acredita-se que os livros para crianças e jovens são obras literárias e artísticas e não ferramentas exclusivamente pedagógicas; acredita-se que os bons livros estão acima e além das modas, valores ou êxitos de vendas; acredita-se que os bons livros nunca passam de moda; acredita-se que um bom livro para crianças é também um bom livro para adultos.
São razões de sobra para não perder a visita a esta livraria, se for a Barcelona este verão! Anote na sua agenda!

Comentários

Mensagens populares