LIVRO DA SEMANA - MÃO VERDE


O livro & disco Mão verde, de capicua & pedro geraldes, constitui um desafio à nossa condição de leitores e ouvintes.
Desde logo pela epígrafe escolhida, de Ricardo Reis,

Segue o teu destino,
rega as tuas plantas,
ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
de árvores alheias.

que nos faz, enquanto leitores (dês)prevenidos, destinatários das plantas, das rosas e da sombra e das árvores (alheias ou não).
Depois surpreende-nos também a página (que podemos designar) de introdução, onde se explica como no livro há muitas e distintas folhas: as folhas das composições musicais (que tacteamos ouvindo o disco) do Pedro Geraldes; as folhas dos poemas sobre plantas, hortas, flores, comida e muitas outras coisas boas, escritas pela  Ana Matos Fernandes, mais conhecida por Capicua; há ainda as folhas do Luís ("um agricultor muito simpático que sabe tudo sobre natureza", como pode ver-se nas preciosas (e nem sempre inocentes) informações apensas aos poemas dois bigos, come&bebe, confio(des)confio, os ajudantes, erva-de-cheiro, o trevo, terraquente&frio e mão verde; faltam ainda as belíssimas folhas da ilustração de Maria Herreros, entre o desconcerto figurativo e a ilustração científica.
Todos estes aspetos obrigam-nos a reconhecer que estamos diante de um livro/disco/documentário que constitui um desafio a pensar as palavras, pela substileza e graça de poemas como dois bigos ou a cor de rosa, entre outros; a pensar com as palavras, como em confio(des)confio ou a teoria ou a fábula não moralista; a pensar a liberdade, mesmo quando se usa o imperativo em algumas informações (ou reivindicações?).
O título do livro/disco/documentário é igualmente significativo. Por contraposição à pegada ecológica temos aqui uma dedada ecológica, indicando-se, talvez, que é preciso meter mãos à obra, tornando a terra mais verde e menos deserto.
Resta dizer que este é o resultado de um projeto encomendado e apresentado no Teatro Municipal São Luiz, em dezembro de 2015. Bendita encomenda!
Uma leitura/audição (para miúdos & graúdos) a não perder!

Recomendo vivamente!

Comentários

Mensagens populares