Poemas da Bicharada I 10 anos de vida literária



Poemas da Bicharada – Antologia Breve reúne poemas dos livros Poemas da Bicharada (2008) e Animalices (2011), editados pela Terramar, bem como meia dúzia de poemas inéditos e constitui o primeiro livro da celebração dos 10 anos de vida literária de João Manuel Ribeiro.

Os animais povoam a escrita dos poetas e os desenhos dos ilustradores e habitam o imaginário de crianças e adultos.  Nestes poemas, há ressonâncias da poesia tradicional ao nível dos temas tratados, há a recuperação criativa de alguns bichos que habitam a memória coletiva tradicional e há também a valorização da componente fonética, rítmica e melódica. Da aposta pela vertente lúdica dos poemas e da própria linguagem resulta uma abordagem carregada de humor e capaz de suscitar uma relação estética das crianças com o texto poético. 


A ilustração é de Xan López Domínguez, ilustrador do país vizinho, largamente reconhecido e premiado: Lista de Honra do IBBY. Berlim. 1992; Seleção Oficial para o Catálogo e Exposição da Fiera dei Libri per Ragazzi de Bolonha, em 1991, 1992, 1993 e 1994; Ilustrador do ano 1994 na Fiera dei Libri per Ragazzi de Bolonha. Prémio Malba Tahon da Federação Brasileira do Livro Infantil e Juvenil (IBBY), 1994; selecionado oficialmente pela secção espanhola de IBBY como candidato ao prémio Andersen 2008 e 2010.

Comentários

Mensagens populares