DICA DE LEITURA – QUAL A MELHOR POSIÇÃO PARA LER?

[Ilustração de Ricardo Rodrigues. Livro A Casa Grande]
Eu gosto de ler no sofá, ligeiramente reclinado sobre a direita. É a posição em que me sinto mais confortável. Não gosto nada de ler deitado de barriga para o ar, faz-me doer as costas (e maldizer o livro). Há quem goste de ler de pé, eu não consigo. Há quem goste de ler com as pernas cruzadas à chinês, eu não tenho pernas para isso. Há quem goste de ler deitado com a barriga no chão, faz-me doer as costas...
Pois é, pelos vistos há posturas melhores e piores para ler. Quem no-lo diz é a blogger norte-americana Natalie Meyer, que nos apresenta os resultados de uma análise altamente científica sobre a melhor posição para ler (a highly scientific analysis of the best reading position). Para esta análise, a questão/problema colocada foi: qual a posição de leitura em que se aguenta mais tempo? O método usado foi o seguinte: para cada posição de leitura foram realizadas três tentativas e cronometrado o tempo que demorou até que a posição se tornasse incómoda. No final, calculou-se a média de todos os tempos registados. Utilizam-se vários tipos de livros, para minimizar os efeitos do tipo de livro na posição.
Com base nos tempos obtidos, os resultados foram os seguintes:
1. Sentado num banco de um parque ou jardim parece ser a melhor posição para ler, já que consegue-se permanecer assim, lendo sem parar, durante 48 minutos e 6 segundos.
2. Ler de barriga para baixo (em qualquer superfície, de preferência acolchoada), é a segunda melhor postura para ler durante 32 minutos e 12 segundos.
3. Ler de pé ocupa o último lugar do pódio, sendo possível ler assim durante 27 minutos e 24 segundos.
4. Sentado num bar (ao balcão?), a ler, é algo que o corpo consente durante 25 minutos e 45 segundos.
5. Deitado de barriga para o ar (no chão, na cama ou no sofá), apesar de parecer cómodo, só nos permite ler durante 17 minutos e 39 segundos.
6. Recostado para/sobre o lado direito possibilita 16 minutos e 36 segundos de leitura ininterrupta.
7. 11 minutos e 36 segundos é o tempo máximo de leitura recostado para/sobre o lado esquerdo.
8. Ler com as pernas cruzadas (à chinês), parecendo uma posição cool, é a mais incómoda de todos, reclamando mudança de postura ao fim de 11 minutos e 9 segundos.
Honestamente, não sei se a postura que se tem enquanto se lê é importante e/ou decisiva para a qualidade da leitura, ou até para a quantidade de páginas que se lê... Admito que sim... mas o que esta “análise altamente científica” parece mostrar é que a leitura até fisicamente é (pró)ativa.

Boas leituras (mesmo a fazer  pino!)

Comentários

Mensagens populares