SUGESTÃO DE LEITURA - CORAÇÃO DE MÃE

Depois do sucesso do livro P de Pai de Bernardo Carvalho, este Coração de Mãe (2008, Planeta Tangerina) de Isabel Minhós Martins pode parecer, aos leitores distraídos, como “mais do mesmo”. Não é assim.
Apesar de certa mnemónica que os títulos possam sugerir, este livro é um texto que não coloca o acento na letra M de Mãe, como seria (supostamente) expectável, mas no “coração de mãe”, expressão que só não aparece em 3 das 21 páginas com texto e que exalta o que se diz logo no segundo e terceiro parágrafo do texto: “É um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas…” e “o coração de mãe está ligado a cada coração de filho por um fio fininho, quase invisível”. O resto do texto é uma enumeração, atenta, sabia e maduramente reflectida, de tudo o que acontece no coração da mãe por acontecer aos filhos.
Este é um texto poético, onde a própria repetição exaustiva da expressão enunciada oferece um mote melódico com variações rítmicas a que o leitor não ficará, por certo, indiferente. A própria “fonte” utilizada (a imitar a escrita à mão), em conjugação com a ilustração (de Bernardo Carvalho), pode constituir-se como uma oportuna ferramenta interpretativa da poeticidade (e profundidade) do texto.
Sublinhe-se que, na ficha técnica, se anuncia a disponibilidade online de propostas de exploração para pais e educadores o que indicia uma preocupação pedagógica subjacente (embora desnecessária e de certo modo contraditória à força do próprio texto).
Um livro para o coração, de mãe e de filho.

P.S. – Bem sei que é um livro que tem 10 anos. E então? O coração de mãe não tem idade.

Comentários

Mensagens populares