Dica de Leitura - Ler e/ou escrever caminhando...!!!


Esta semana encontrei por duas ou três vezes a referência de que as melhores ideias para escrever e, consequentemente, para ler (concluo eu) aparecem quando se caminha ou corre. Apreciei sobretudo esta, de Friedrich Nietzsche: “todos os grandes e verdadeiros pensamentos são concebidos a caminhar.”
Numa visita à Casa de Camilo Castelo Branco, em Seide, Famalicão, registei a informação, prestada pela amável guia, de que o escritor escrevia de pé.
Nietzsche! Camilo! Coincidência?
Não creio! O que julgo atinável é o facto de, como não tenho tido tempo nem oportunidade de me sentar para ler e/ou escrever, sentir a necessidade vital de encontrar justificações lógicas e razoáveis para continuar a escrever e a ler, mesmo sem tempo, ainda que a caminhar.
Nas grandes cidades da Europa, como Paris ou Londres, é comum ver pessoas a ler, de pé, apertadas pela multidão, com os olhos cravados num livro ou num aparelhómeto de leitura digital.
Hoje apetece-me acreditar em Nietzsche e fazer, se possível, como Camilo! Talvez haja por aí grandes e verdadeiros pensamente que lerei e/ou escreverei, mesmo de pé, se os encontrar… e vocês?


Comentários

Mensagens populares