Dica de Leitura - Porque não é bom obrigar a ler?



Como fazer ler na escola? Devemos “forçar” as crianças a ler o livro x ou y,, mesmo que sofram durante o processo e jurem nunca mais ler outro livro? Devemos só escolher livros que só agradem às crianças? Devemos fazer ler os ditos clássicos?
É evidente que leitura dita obrigatória é uma forma de colocar os alunos em contacto com os livros e, para alguns, será mesmo a única maneira de o fazer. A esta dificuldade acresce outra:  a leitura está a perder peso e importância nas horas de lazer das crianças. De acordo com os dados da US National Endowment for the Arts, o tempo que os adolescentes voluntariamente dedicam à leitura de livros (isto é, à leitura por prazer) diminuiu 50% nos últimos 20 anos. Essa desaceleração significa que foram impostas novas e suplementares formas para controlar o que os adolescentes e as crianças leem e/ou forçá-los a fazê-lo. Nos Estados Unidos, cada vez mais instituições educativas estão a forçar as crianças da escola a ler pelo menos 20 minutos todos os dias em casa (como tpc) e implementaram mesmo sistemas para verificar se isso acontece e está a ser feito. As crianças da escola, pensa-se, têm de ter a leitura sob vigilância, para garantir que realmente leem.
Este sistema de leitura mínimo obrigatório é prejudicial no final para incentivar a leitura? Sim, forçar as crianças a ler significa que em vez de desenvolver hábitos de leitura "orgânicos", o que fazem é cumprir uma obrigação, em vez de algo atraente. A revista The Atlantic clarifica isto com o seguinte exemplo: o que aconteceria se uma criança fosse forçada a desenhar 20 minutos por dia e depois tivesse de fazer um relatório do que desenhou e quantas cores usou (que é o que os sistemas de controle de leitura geralmente fazem)? Seguramente, desenhar tornar-se-ia chato e nada atraente.
Os estudos que investigam o tema têm mostrado que quem lê obrigado, ou sob controlo, perde o interesse em ler, enquanto quem lê por prazer apresenta atitudes muito mais positivas em relação à leitura e aos livros. Ler por obrigação faz com que ler seja algo que se tem de fazer e não como algo que se é livre ou pode fazer simplesmente por prazer.

Comentários

Mensagens populares