A poesia na escola e na biblioteca - Pistas 3

Fazer pequenas «viagens poéticas» é levar a poesia para lugares incomuns ou para lugares onde ela não anda habitualmente.
Os alunos leem, ouvem e copiam os poemas que vão, depois, fazer chegar à rua, ao bairro ou em redor de sua escola, depositando poemas no para-brisas dos veículos, no balcão e mesas dos cafés e estabelecimentos comerciais, em balcões e lugares públicos.

Algumas sugestões práticas:

Na sala de aula:
- A partir do corpus de textos criado na sala de aula:
  •       cada aluno copia dois ou três poemas, ou, em alternativa, escolhe os que deseja (para serem fotocopiados).
  •        na parte inferior da página pode acrescentar-se, se oportuno, «poema oferecido por...», seguido do primeiro nome. O(a) professor(a) pode adicionar o nome da turma e da escola (se conveniente). Estas indicações poderão gerar comentários de resposta ou mesmo a troca individualizada de poemas… (Da sua oportunidade e conveniência avaliará o(a) professor(a).
  •       tirar cópias dos vários exemplares, até chegar ao número desejado. Com estas folhas, escritas ou fotocopiadas, podem fazer-se origamis ou colocar em envelopes, dependendo dos lugares onde se pretende colocar / distribuir os poemas.
Na rua:
Os materiais poéticos criados na sala de aula, terão agora de ser devidamente distribuídos pelas ruas, cafés, estabelecimentos comerciais, etc.
(Com as crianças, as regras das viagens devem ser muito rigorosas e os adultos muito atentos. Acompanhantes são necessários. A polícia municipal, se existir / necessário, pode ser avisada e tomar medidas de precaução.)

Na escola:
Se não houver possibilidade ou não for considerado conveniente sair para a sua, pode-se desenvolver esta dinâmica na escola, sobretudo se for uma escola grande (agrupamento) e com diversos ciclos.
  •          Enviar os alunos dois a dois para outras salas de aula, ou qualquer outro lugar possível, pousar cartas-poema sobre a mesa dos colegas, ou na caixa de poemas… etc., etc.
Boas viagens poéticas!

Comentários

Mensagens populares