A Poesia na Escol e na Biblioteca - Pistas 10

O CLUBE DE POESIA
Estes clubes de poesia não deverão de ter menos de 10 membros nem devem ser constituídos por alunos de uma só turma, a diversidade é enriquecedora.

As atividades destes clubes devem centrar-se em quatro grandes eixos:

1 - Ler e fazer ler poesia. Ler poesia é a atividade fundamental de um clube de poesia. Sem a leitura, por prazer e com outros, as atividades desenvolvidas serão inconsistentes e desenraizadas. A leitura de poesia é o alicerce em que assenta a casa da poesia.

2 - Descobrir autores clássicos e contemporâneos. É importante compreendeu que a poesia tem uma dimensão antropológica e artística que sempre existiu, apesar de se manifestar de modo distinto em épocas diferentes. A descoberta de autores clássicos e contemporâneos ajuda-nos a compreender que a poesia é sempre mais do que a suas concretizações epocais.

3 - Fazer chegar a poesia a toda a comunidade escolar (e não só), seja através das BIP (Brigadas de Intervenção Poética), de «Correio de Poemas» (passadores de poemas), seja através da prossecução das atividades que aqui fomos enunciando.

4 - Envolver-se na escrita poética. Como sugere Teresa Guedes, nem todos seremos poetas, mas a poesia é de todos. Seguramente, nem todos poderemos escrever (e publicar) poesia, mas isso não impede ninguém de ter contacto com a escrita da poesia e de produzir até belos jogos poéticos.

Em contexto escolar, o clube de poesia deverá ser moderado / acompanhado / supervisionado por um professor que “centre” o clube nos eixos enunciados e os “adapte” ao contexto e calendário escolar.

Boas leituras!

Comentários

Mensagens populares